Contabilidade

A Contabilidade é umas das áreas que mais procuram utilizar os recursos do Excel, isto porque sua versatilidade é muito grande, auxiliando inúmeros contadores na criação de planilhas auxiliares que deverão ser apreciadas a diversos órgãos do governo. Além disso auxilia muito nas diversas conciliações, cálculos e controle como por exemplo:

Estoque:
Que é uma reserva de material que a empresa usa para fazer a reposição gradualmente a medida que for necessário. É sempre bom trabalhar com estoque mínimo para não ficar com capital imobilizado e não gerar custo alto com estocagem. É importante manter um estoque mínimo para não paralisar a produção, já que nem sempre é possível o reabastecimento, por parte do fornecedor, na hora em que a empresa precisar.

Impostos e contribuições:

IRPJ: Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas é um tributo federal. incidido sobre o Lucro Real da pessoa jurídica, após as adições e exclusões efetuadas sobre os lançamentos constantes do Lalur (Livro de Apuração do Lucro Real), ou sobre o Faturamento/Receita Bruta, caso a empresa haja optado pelo pagamento do IR por Lucro Presumido, cujo percentual de presunção oscila entre 1,6% a 32%, conforme o tipo de atividade da empresa.

CSLL: Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. é mas um outro tributo federal sobre o Lucro Líquido das empresas ou sobre o Faturamento/Receita Bruta (caso das empresas tributadas sobre o Lucro Presumido) das pessoas jurídicas.

PIS: Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Para mantê-los, as pessoas jurídicas são obrigadas a contribuir com uma alíquota variável (de 0,65% a 1,65%) sobre o total das receitas, com exceção das microempresas e empresas de pequeno porte que hajam aderido ao SIMPLES.

COFINS: Contribuição para Financiamento da Seguridade Social. as pessoas jurídicas são obrigadas a contribuir com uma alíquota variável (de 0,3% a 7,6%) sobre o total das receitas, destinado a atender programas sociais do Governo Federal.

ICMS: Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação, também chamado de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. É um imposto estadual não-cumulativo. É a grande fonte de receita do Distrito Federal e dos Estados.

IRRF: Imposto de Renda Retido na Fonte – Pessoa Física. É o imposto de renda da pessoa física que é retido no ato do pagamento do salário, pro labore, férias, 13o salário e outras vantagens pessoais. Esse desconto mensal (IRRF) não isenta o Contribuinte do pagamento do imposto de renda remanescente apurado quando da apresentação de sua Declaração de Rendimentos (Declaração de Ajuste Anual) no ano seguinte.

IRPF: Imposto de Renda das Pessoas Físicas. É um tributo federal. Pagam-no as pessoas físicas sobre sua renda, sobre ganhos de capital (como o lucro imobiliário) e sobre o rendimento de aplicações financeiras.

ISS: Imposto Sobre Serviços é um tributo municipal. Incide sobre a prestação, por pessoas físicas e jurídicas, de serviços listados sujeitos ao imposto. A alíquota varia conforme a legislação de cada Município, indo de 2 a 5%.



Nenhum comentário: